O crédito ao consumidor não deve aumentar apesar da recente redução dos juros, de acordo com pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta sexta-feira.
O Indicador da Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor recuou 0,4% em março, atingindo o patamar de 100,1. Apesar de uma sequência de quedas, o indicador ainda está acima do nível 100, o resultado aponta que as concessões de crédito devem continuar crescendo, mas num ritmo mais lento que no ano passado.
A base 100 indica um ritmo normal de crescimento, abaixo disso o resultado aponta para uma desaceleração e acima para um aumento de ritmo.
Para os economistas da Serasa Experian, o alto índice de inadimplência e o crescimento do endividamento do consumidor nos últimos anos dificultam a expansão do crédito.
EMPRESAS
A pesquisa aponta também que o crédito às empresas deve se recuperar com mais força no segundo semestre deste ano. O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas teve leve alta de 0,1% em março, chegando ao valor de 98,4. O surgimento de um valor positivo no indicador sinaliza uma reação aos estímulos econômicos.
Fatores como a ampliação dos incentivos fiscais, as perspectivas de melhora no quadro financeiro internacional e os cortes na taxa básica de juros (Selic) devem impulsionar a demanda por crédito das empresas.
Por: Folha.com
0 comentários:
Postar um comentário