Quando realizada corretamente, uma avaliação de desempenho do empregado pode trazer benefícios enormes. “As revisões do desempenho dão aos trabalhadores um feedback, permite uma comunicação bidirecional, cria uma parceria e aumenta a responsabilidade dos funcionários”, diz Michael Shur, treinador de carreira executiva e especialista em avaliação do CareerPlanner.com, uma empresa de aconselhamento de carreira em San Jose, Califórnia. “A ideia de uma avaliação de desempenho é para ajudar as pessoas a ser o seu melhor.”
Avaliações de desempenho podem ter um forte impacto sobre a moral dos funcionários e suas satisfações – mas o impacto não é sempre positivo. Uma performance mal conduzida ou uma avaliação de desempenho muito crítica pode instantaneamente esvaziar a moral de um empregado, produzir sentimentos ruins e levar ao atrito. A chave é reconhecer quando o seu gerente está oferecendo críticas construtivas e quando ele ou ela está pronto para lhe mostrar a porta.
Aqui estão alguns sinais reveladores de uma avaliação de desempenho pobre – e algumas sugestões sobre como você pode ajudar a reverter a situação.
Duh (algo óbvio). Você foi colocado em um plano de melhoria de desempenho. Shur diz que ser colocado em liberdade condicional pelo seu gerente de TI é mais do que simplesmente uma bandeira vermelha. “É uma bandeira quadriculada – um sinal de que a corrida é superior”.
Blá, blá, blá. Você nunca se incomoda em se sentar com seu gerente de TI para discutir o seu trabalho, suas realizações ou marcos de sua carreira. Em vez disso, você espera por sua revisão de desempenho anual – uma reunião de uma hora que você pode praticamente recitar de cor. Se este cenário descreve sua avaliação de desempenho típico, você pode estar em apuros.
“Há um perigo em uma avaliação de desempenho, onde, durante uma hora em todo o ano, um gerente e um empregado falam sobre coisas como metas de desempenho e desenvolvimento”, diz Shur. “Torna-se quase ritualística e uma tampa para um processo altamente subjetivo gerencial. Há números e rankings envolvidos, mas não é o resultado de um processo, mas sim uma atividade que precisa ser feita uma vez por ano -. E depois acabou.”
Faça e repita. Se você ouvir seu gerente de TI te dizer mais de uma vez para aprender JavaScript, você vai gritar. Bem, você provavelmente não é o único. “A bandeira vermelha é se você continuar recebendo o mesmo feedback em várias ocasiões ou durante vários ciclos”, diz Shur. “Se você está ouvindo coisas do seu gerente de TI como, ‘Você não é sensível o bastante para clientes internos” ou “Olha, eu estou tentando ajudá-lo, o que posso fazer?” O feedback em tempo e ao mesmo tempo de novo é uma grande bandeira vermelha. ”
Rachaduras. “É uma coisa para receber feedback negativo sobre suas habilidades técnicas – por exemplo, ao ouvir que seu código não é bom o suficiente”, diz Shur. “Mas é um jogo totalmente a ser criticado por fundamentos de desempenho de TI, tais como falta de prazos, atendimento deficiente, ética e integridade. Se você ouvir essas questões levantadas em uma avaliação de desempenho, estes são um grande negócio. Você precisa resolvê-los imediatamente e ser muito proativo sobre eles. ”
Chavões ruins. Ao ouvir palavras como “atrasado” e “inferior” durante uma avaliação de desempenho iria espalhar o medo no coração de qualquer profissional de TI, o termo “consistentemente” é aquele que realmente deveria levantar as sobrancelhas, de acordo com Shur. “Acho que a palavra que os profissionais de TI tem que prestar mais atenção é qualquer palavra que vem depois de ” consistentemente “. Isso é geralmente uma grande indicação de qualquer direção que você está indo em -. Bem ou ruim ”
Tome uma atitude. Se qualquer um desses cinco signos rastejar durante uma revisão de desempenho, não entre em pânico. “Não pense que está tudo acabado e que você não deveria tentar”, aconselha Shur. “Escolha ir além das questões, ser proativo e resolver o que você ouve. Afinal de contas, gerentes de TI apreciam empregados que assumem a liderança em seu próprio desenvolvimento e diz: ‘Aqui está o que eu pretendo fazer.”
"Mas para a área de vendas também serve. "Eduardo Faddul
Por: InformationWeek
0 comentários:
Postar um comentário