Como transformar os resultados de seus esforços de vendas - uma tarefa complexa e repleta de subjetividade e variáveis. Em 3 passos focados para vendas que exigem relacionamento, refletiremos como podemos favorecer os resultados de nossos trabalhos comerciais
A venda é uma tarefa complexa, que conta com muita subjetividade e inúmeras variáveis. Para melhorar o resultado de negociações ao buscar ativamente um cliente, ou seja, ser pró-ativo coletando informações e oferecendo o que você tem a vender para um potencial cliente, descrevo a seguir três passos que poderão ser grandes facilitadores para melhorar seus resultados. Estes melhor se encaixam em negociações que envolvam grandes valores ou contratos, pois exigem relacionamento entre o potencial comprador e o vendedor.
1. Prospecte com foco e organização
Uma boa seleção de potenciais clientes é mais de 80% do trabalho de venda. Saiba quem serão seus clientes e qual é o seu foco de negociações. São grandes empresas? Médias/Pequenas? Pessoa física? Mora próximo? Qual a sua faixa de renda? Enfim, prospecte negociações que se enquadrem somente no perfil desejado. Liste estes potenciais clientes. Somente expanda o perfil ou amplie este foco se os resultados de suas negociações estejam insatisfatórios. Ainda assim, em muitos casos, é melhor reajustar o foco ou mudar a abordagem do que realizar prospecções de clientes que já estão a meio caminho de lhe dar um não.
Dica: Procure descobrir rápido o nome da pessoa que comprará o que você tem a oferecer e chame-a sempre por seu nome. Seja simpático e atente para não forçar um diálogo com um nível de intimidade que ainda não possui.
2. Seja organizado com as informações de seus potenciais clientes
Uma negociação é semelhante a uma investigação. Você deve procurar saber tudo que puder sobre o seu cliente e a necessidade dele. Estas informações são valiosas e fundamentais para embasar o seu discurso e sua postura mediante o cliente. Quanto mais você conhecer ele, mais facilmente se comunicará e saberá como ganhar sua confiança para oferecer-lhe o que tem para vender. Mantenha, portanto, ferramentas capazes de organizar e armazenar as diversas informações a respeito de seus potenciais clientes, que vão desde nome e informações de contato, a gostos, interesses, hábitos e características pessoais (introvertido/extrovertido, jovem/senior, formal/informal, etc.).
Dica: Faça contatos regularmente, mas sempre trazendo alguma informação útil e não somente repetindo o que já fora dito ou pressionando o fechamento. Disponha de uma ferramenta para armazenagem de informações de forma simples e rápida, e também para lembrar você de contatar seu prospect. Construa um resumo sobre o seu cliente conforme a negociação avança, para que lhe facilite entendê-lo.
3. Realize um acompanhamento comercial de qualidade, com discurso sincero, positivo e focado na solução do cliente
Se o seu potencial cliente está te ouvindo, ele possui interesse no que você tem para lhe oferecer. Saiba que assim como você se orgulha de uma boa compra, seu cliente quer ter certeza de que contratar sua empresa será uma decisão que lhe trará resultados e, às vezes, até mesmo reconhecimento na sua empresa. Sendo assim, ganhar a confiança do cliente é de grande valia para dar-lhe segurança em escolher você. Para isso, a sua interação com ele e o seu conhecimento sobre quem é ele serão grandes atalhos, por isso a importância das informações organizadas. Vá atualizando tudo o que for descobrindo conforme desenvolve seu relacionamento com este prospect. Procure entender que resultado seu cliente espera obter e, então, seu trabalho será mostrar a ele porque você VAI conseguir entregar aquilo a ele. Tendo a sua confiança, e estando dentro do preço e condições necessárias para satisfazer a sua necessidade, seu negócio estará praticamente fechado.
Dica: evite palavras negativas, seja cordial, jamais entre em discussão/discordância com ele, e antecipe todos os questionamentos que seu prospect possa lhe fazer (deixe perguntar, mas não o deixe sem resposta).
Como em qualquer outra apresentação, seja confiante, seguro, e estude o que você tem a dizer. Bons negócios!
"Nada mais correto que em período de vendas difíceis, mudarmos a estratégia de abrir o “leque”, para “focar” clientes. O resultado em vendas só aparece com esforço de persuasão". Eduardo Faddul
Por:Felipe Camozzato

0 comentários:
Postar um comentário