Para especialistas, é essencial que o empreendedor avalie quem é o público alvo de sua empresa
Estratégia: é recomendável que as estratégias e ações sejam registradas
São Paulo – Independente do tamanho de seu negócio, ter um bom plano de
marketing ajuda a valorizar a sua empresa. “O planejamento de marketing
auxilia no controle de gastos e no registro de ações para aumentar o
número de vendas, por exemplo”, conta Marcos Bedendo, professor de
marketing estratégico da ESPM (Escola Superior de Publicidade e
Marketing).
Para Timothy Altaffer, professor de marketing do Insper (Instituto de Pesquisa e Ensino), um bom plano de marketing
não precisa, necessariamente, ser um documento extenso, mas é essencial
que o empreendedor registre quais ações deram certo ou não.
“Alguns empreendedores
têm um feeling e bom senso para montar o seu próprio plano”, diz
Bedendo. Entretanto, o acompanhamento de um especialista para elaborar
as estratégias é recomendável. Com a ajuda dos especialistas, Exame.com
montou um passo a passo de como fazer um plano de marketing:
1. Analise o ambiente de marketing
O primeiro passo é avaliar quais são os fatores externos e internos que podem influenciar a sua pequena empresa. “Além disso, é preciso analisar o segmento e o produto e ver quais são as capacidades do negócio”, explica Altaffer.
Para ele, é imprescindível que o empreendedor tenha humildade para
colocar no papel quais são as suas forças e fraquezas, e o capital
disponível que poderá ser usado nas ações de marketing, pois caso
contrário, o plano não terá sustentabilidade a longo prazo.
2. Entenda quem são os seus clientes
Às vezes, o público alvo de sua empresa não é o consumidor. O público
alvo de uma determinada marca de leite achocolatado, por exemplo, são as
crianças, ainda que ela tenha um número grande de consumidores adultos.
“Um plano de marketing tem que ser voltado para o público alvo”, diz
Bedendo.
Analisar o mercado também é importante, prestando atenção nas demandas,
no potencial, na previsão de taxa de crescimento e de participação. De
acordo com Altaffer, é preciso também entender como, por que e quando os
consumidores usam o seu produto ou serviço. “A melhor pesquisa de
mercado é a conversa do balcão; não pode é ter medo de perguntar”,
ensina ele.
3. Analise os seus concorrentes
Avalie de maneira detalhada quem são e quais são os objetivos dos
principais players de seu mercado. “É importante também olhar para
outras empresas do setor que possa entregar os mesmos benefícios que a
sua empresa”, recomenda Altaffer.
4. Defina suas estratégias e ações
Primeiramente, é necessário estabelecer o objetivo do plano. Por
exemplo, se o empreendedor deseja aumentar o número de vendas, ele
precisa entender de onde vem o faturamento de suas vendas e avaliar se o
ideal é fazer com que os clientes comprem com mais frequência ou se a
chave é buscar novos consumidores.
Em seguida, é hora de avaliar quais medidas serão adotadas pela
empresa. Para os especialistas, utilizar as redes sociais, dar desconto
no mês de aniversário do cliente são alguns exemplos de ações.
5. Estabeleça um cronograma
O monitoramento da duração de cada ação, os resultados e os recursos
necessários que foram utilizados devem ser colocados no papel. “Quando
você não tem isso registrado, fica difícil avaliar o que deu certo”,
explica Bedendo.
Para Altaffer, todo plano de marketing não tem fim, pois é recomendável
que este seja revisado, refeito e atualizado com dados como número de
vendas, faturamento, rentabilidade, entre outros.
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